Fala, Mulher

Do caos do corpo à clareza da alma

COMPARTILHAR

Usei anticoncepcional dos 16 aos 36 anos. Menstruar, para mim, sempre foi apenas sangrar. Não percebia sintomas em razão da menstruação. Quando meu marido fez vasectomia, após o nascimento da nossa segunda filha, meu ciclo bagunçou. Quando regularizou, a TPM veio junto, loucamente.

Muita irritação, falta de paciência, emotiva demais, um turbilhão de sentimentos explodindo em mim. Mas, ao mesmo tempo, percebia que neste período eu estava reagindo e me posicionando em situações que dias ou semanas antes eu deixava passar. E eu não queria deixar passar.

Me vi muito mais autêntica, mais assertiva e mais conectada com o meu jeito. Só não dava pra seguir com aquele temperamento. E são sempre os mais próximos que sentem. Meu marido e minhas filhas.

Quando eu sentia meu peito inchar e arder, sabia que vinham dias loucos pela frente. Entrava em pânico. Não sabia como controlar, organizar os pensamentos e os impulsos. Cheguei a encaminhar a colocação do DIU (Dispositivo Intrauterino), mas ninguém me dava garantias de que essa tempestade dentro de mim terminasse. 

Fui estudar, buscar ajuda com outras mulheres que sentiam o mesmo que eu. Aprofundei, entendi as nuances de cada semana do nosso ciclo de 28 dias. Mas e agora, o que eu ia fazer com toda essa informação? Praticar. Treinar. Acertar, fazer errado e começar de novo. Até que eu entendi que eu não tinha como controlar.

Eu precisava sentir. Deixar vir e aprender a usufruir de cada emoção que brotava igual uma avalanche, até isso se acomodar em mim.

Primeira semana pós-menstruação é explosão de criatividade, vitalidade e alegria. Segunda semana é trazer gente pra criar contigo, fazer parcerias para realizar, dar oportunidade, abrir espaço. Terceira semana é hora de delegar, olhar de fora, rever a rota, alinhar a estratégia com a ação. E finalmente, na semana que menstruamos, recarregar as energias, saber recuar… Se reabastecer de energia pra começar de novo.

Somos a natureza se manifestando e se aproximar disso é muito poderoso. Parece um papo estranho nos dias atuais, mas me salvou de um período louco de TPM (e me acompanha até hoje) e eu precisava entender o que estava acontecendo comigo. Pode servir pra ti também. E pra quem não menstrua, dá pra acompanhar também. Mas isso é papo pra um próximo café!

Liana Rigon é gestora de novos negócios na Procempa, atua com inovação, gestão de crises e é idealizadora do TecnoPuc Experience.

 

LEIA TAMBÉM: 

VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress